Contrato entre UFRN e EBSERH prevê concurso com mais de 2 mil vagas

2/Set/2013 às 17:52

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou na quinta-feira, 29, em Brasília, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para parceria na administração dos hospitais universitários federais Ana Bezerra (Santa Cruz) e Onofre Lopes e Maternidade Escola Januário Cicco (Natal), vinculados à Instituição.


Com a assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação de cada hospital, ação executada de forma conjunta entre a Universidade e a empresa. O plano prevê a realização de concurso público para preenchimento de um total de 2.086 novas vagas, sendo 529 (MEJC), 396 (HUAB) e 1.161 (HUOL). O edital do concurso deve ser lançado 45 dias após a publicação do contrato da UFRN com a EBSERH. Também serão adotadas medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica.


A celebração do contrato acontece após a decisão, por parte das universidades, pela adesão à EBSERH. Para a reitora da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz, as unidades vinculadas à UFRN foram fortalecidas com a parceria. "A assinatura deste contrato, a realização de concurso, os repasses para as obras de reestruturação por meio do Rehuf [Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais], tudo isso representa uma nova realidade", pontuou.


De acordo com o presidente da EBSERH, José Rubens Rebelatto, os hospitais da UFRN já têm sido objeto de altos investimentos em reestruturação, mas é preciso mais. "Existe a expectativa de que os hospitais, dentro de pouco tempo, venham a fazer uma assistência de excelência com boas estruturas, com gente suficiente, de maneira que possam formar adequadamente os profissionais que o país necessita", afirmou.


Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


A EBSERH é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada em 2011, com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), criado em 2010.



Leia outras notícias

Ver todas as notícias
Ação - Voltar para página anterior Ação - Ir ao topo da página
Encontre na UFRN
Escolha sua área Veículos da ufrn Redes sociais
Ir para o topo
UFRN © Copyright 2013 - Todos os direitos reservados Caixa Postal 1524 - Campus Universitário Lagoa Nova, CEP 59078-970 | Natal/RN - Brasil
Contato: +55 84 3215.3883 / ouvidoria@ufrn.br