CIENTEC será aberta nesta terça, com diversas atrações

21/Out/2013 às 09:37

Será iniciada nesta terça-feira, 22, a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é     “Educação e Esporte”. Para a solenidade de abertura, foi convidado o grupo de extensão artístico Madrigal, às 8h30, no auditório da Reitoria. Em seguida, às 9h15, a professora Maria Eliete da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  fará uma palestra sobre o tema “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.

A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos só cresce. Nesta 19ª edição, a CIENTEC vai contar com 500 estandes, exposição de 1.300 banners e apresentação de mais de 300 projetos, para um público estimado de mais de 50 mil visitantes, durante os 5 dias do evento.

Entre as atrações da Semana, estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq), CIENTEC Cultural, com uma rica programação de arte e cultura, UFRN na Copa, Semana Acadêmica de Arquitetura e urbanismo, Semana de Matemática, Semana de Engenharia Química, além de outros  simpósios e seminários . Além disso, a CIENTEC reunirá centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN, em oficinas e cursos, entre elas, os Jogos Teatrais na Escola, Introdução ao Design Gráfico, e Língua de Sinais, acontecendo no Departamento de Artes (DEART).

Somado a isso, o visitante poderá conferir exposições do Tribunal de Justiça do RN, da Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da Agência de Fotojornalismo Experimental (Fotec) e da Rádio Sonora Experimental.

No dia 22, às 18h15 acontece a abertura da CIENTEC Cultural, no  Anfiteatro da Praça Civica, com a palestra do cartunista Mauricio de Sousa falando dos “50 anos da Turma da Mônica” e apresentação da cantora Tiê.

A grande novidade desse ano é o encontro dos ex-Trilheiros, onde os alunos que participaram do Programa de Extensão Trilhas Potiguares em suas edições anteriores e hoje estão formados vão compartilhar com os demais suas experiências enquanto trilheiro e profissional inserido no mercado de trabalho. O encontro acontece na quarta, 23, às 18h.
Para conferir  a programação geral da CIENTEC, basta entrar no site www.cientec.com.br