CIENTEC 2013 será aberta nesta terça-feira com diversas atrações

21/Out/2013 às 11:49

Será iniciada nesta terça-feira, 22, a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é “Educação e Esporte”. Para a solenidade de abertura, foi convidado o grupo de extensão artístico Madrigal, que se apresenta às 8h30 no auditório da Reitoria. Em seguida, às 9h15, a professora Maria Eliete Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), profere palestra sobre o tema “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.

A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos aumenta. Nesta 19ª edição, a CIENTEC conta com 500 estandes, exposição de 1.300 banners e apresentação de mais de 300 projetos para um público estimado de mais de 50 mil visitantes durante os 5 dias do evento.

Entre as atrações da Semana, estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), CIENTEC Cultural, com uma rica programação de arte e cultura, UFRN na Copa, Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Semana de Matemática, Semana de Engenharia Química, além de outros  simpósios e seminários. Além disso, a CIENTEC reune centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos, entre elas, os Jogos Teatrais na Escola, a Introdução ao Design Gráfico e a Língua de Sinais, que acontecem no Departamento de Artes (DEART).

O visitante também pode conferir exposições do Tribunal de Justiça do RN, da Aeronáutica, da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da Agência de Fotojornalismo Experimental (FOTEC) e da Rádio Sonora Experimental.

No dia 22, às 18h15, acontece a abertura da CIENTEC Cultural,no Anfiteatro da Praça Civica, com a palestra “50 anos da Turma da Mônica”, apresentada pelo cartunista Mauricio de Sousa, e com a apresentação da cantora paulista Tiê.

A grande novidade deste ano é o Encontro dos Ex-Trilheiros, quando os alunos que participaram do Programa de Extensão Trilhas Potiguares em suas edições anteriores e hoje estão formados vão compartilhar com os demais suas experiências enquanto trilheiro e profissional inserido no mercado de trabalho. O encontro acontece na quarta-feira, 23, às 18h.

Para conferir a programação geral da CIENTEC, basta entrar no site http://www.cientec.ufrn.br/